quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Dicas para o instagram

Penso que o instagram dispensa apresentações assim como o nosso amor por ele. Não é verdade?

Já devem ter entendido que não vos venho apresentar esta app mundial. Mas sim dar-vos algumas #instadicas (dicas para usufruíres em grande do instagram).

Não é novidade nenhuma que cada vez mais existem pessoas interessadas pelo mundo da fotografia e pelo protagonista de hoje - instagram. Sendo assim hoje vou-vos dar algumas dicas, a meu ver interessantes, que poderão resultar numa fotografia bonita.

De facto, uma das coisas boas que esta app tem é o facto de apenas partilharmos capturas de momentos e sermos mais despreocupados, termos mais liberdade, no que toca às fotografias que tiramos. No entanto, para que a "mensagem" que passamos ao outro lado - a quem vê pode ter um significado que de outra forma não passaria.

Vamos então às dicas:

1. Procura simetria:
Temos de ter em consideração se as linhas estão ou não direitas. Podemos perceber mais nitidamente o que é uma foto simétrica. 
Uma dica que pode ajudar  a perceberem melhor se a vossa foto está simétrica é meterem grelhas nas vossas câmeras, assim podem perceber bem as distâncias e se estão ou não direitas as linhas.

2. Foco e organização:
Não nos podemos esquecer que numa fotografia não cabe muita coisa, por isso, temos de arrumar o espaço que está em redor daquilo que queremos realmente tirar foto para que consigamos captar a atenção para isso apenas e para que a visão não se perca perante tanta informação.

3. Substituam selfies por auto-retratos:
Uma selfie pode servir como um registo e essa é a sua função, mas nunca vai resultar numa fotografia interessante porque a maior área da foto está com a nossa cara e pouco sobra para o que nos rodeia. O mesmo não podemos dizer de um auto-retrato, que achamos ser um exercício interessante e até temos pena de não o praticarmos mais vezes por estes lados. Adicionem um contexto e uma história às vossas fotografias.

4. Pensa na composição:
Engana-se quem pensa que tirar uma fotografia de uma mesa desarrumada, ou até suja, é fácil. É muito complicado porque a linha que separa o bonito do mesmo, mesmo sujo e desarrumado é muito curta. Por esse motivo temos de ter muito cuidado com a composição da fotografia, com os elementos que lá estão, para que o caos deixe de o ser e a harmonia esteja na fotografia.

5. Não caias no óbvio
Quanto mais conhecemos os espaços e os objectos que nos rodeiam mais difícil se torna separarmo-nos dos verdadeiros significados ou funções que eles têm. É por esse motivo que as crianças brincam tão facilmente, para elas é fácil desligarem-se deste mundo real e ver outras coisas nos objectos mais banais. Se tentarmos chegar a esse ponto novamente vamos divertir-nos com as infinitas possibilidades.

6. Diverte-te e tira imensas fotografias
E não te esqueças! Não precisamos de ser todos profissionais para termos boas fotografias.

Beijinhos!