segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Um martírio | Sim ou não?

Oi oi fifoqueiros!

Por estes lados já começa a cheirar ao começo das aulas e com ele vem o terminar das férias. O que para mim é sempre mau, porque adoro estar de férias. Apesar de às vezes tenho dias em que parece que não há nada para fazer. Só morrer de tédio, sem nada para me entreter. Também têm dias assim?
Mas não é disto propriamente que venho falar hoje convosco. Aliás, está associado a uma das coisas que no início referi.
Com o início das aulas vem o estudo e com ele vêm os malditos resumos. Não é assim?
Eu sempre tentei ao máximo ter uns bons resumos, porque é a partir deles que conseguirei tirar uma boa nota numa frequência, num exame ou num teste (na altura do secundário e anterior a isso).
Bem, com este post gostava de vos dar algumas das dicas que eu sigo quando faço os meus próprios resumos. Sim, por que nunca fui muito boa a estudar pelo dos outros. Eles escrevem à maneira deles e, por vezes de uma forma tão resumida que eu percebo pouco ou nada. Nunca vos aconteceu?

Uma coisa muito importante é sem dúvida uma boa caneta, uma com a qual nos adaptemos bem e consigamos escrever muito sem nos cansar. Eu adapto muito bem com as Bic, aquelas mais básicas. No entanto, sei que há pessoas que as coisas não são bem assim, por isso, vocês é que devem tentar descobrir com qual se dão melhor.
Outra coisa, uma que eu me afeiçoei muito bem e gosto muito mais. São folhas brancas, daquelas onde fazemos impressões. Sabem quais são, certo? Como a que tenho na foto acima. Sabem porque gosto mais? Tenho uma maior liberdade de organizar os meus resumos como querovisualizando melhor os meus pensamentos.
Desculpem o tamanho a que pus a foto. Só que queria que entendessem bem a minha letra e o que tinha escrito. Será que conseguem perceber alguma coisa? :)
Para aqueles que não conseguem perceber nada do que está no papel, vou-vos esclarecer.
Os dois pontos importantes para começar esta tarefa referi em cima anteriormente, O da caneta e da folha branca. Depois disto, escrevo no início o ano de que é a disciplina/cadeia/UC e também a data em que estamos - o dia.
Quando isto estiver concluído, imprimo o programa da matéria para ter uma noção de tudo o que tenho de ver. De seguida, vejo o que os professores têm, no meu caso vejo isto no moodle da minha Universidade. Ao ter isto reunido, vejo se com aquilo que tenho das aulas é pouco, preciso de mais algumas coisas ou se o que tenho é suficiente. No caso de ser suficiente, começo a sublinhar o que tenho com aqueles marcadores de cores. No caso de não ser suficiente, peço a colegas meus os resumos deles, pesquiso na net e às vezes vou ao site Resumos.net, conhecem? :)
Ao ter tudo reunido e pronto começo então a fazer os sacanas dos  resumos, aqueles chatos. Claro, que depois de ter sublinhado aquilo que considerei mais importante para cada ponto da matéria. O que para mim pode ser umas coisas e para outra pessoa podem ser outras, por isso, também é uma boa ideia partilharem as vossas coisas com os vossos colegas. Assim ficam todos com os resumos mais completos.
Ah, se estiverem um pouco apertados com o tempo, o que eu faço é somente ler, sublinhar os apontamentos e depois escrever num papel à parte as palavras-chave, as coisas que realmente importam de cada ponto da matéria.

Espero que tenham sido úteis as minhas dicas e que tenham gostado. Ah, e claro, que vos tenha motivado a fazer muitos resumos.

Beijinhos e bons estudos :)