domingo, 13 de setembro de 2015

Mantém-te organizada e melhora os teus resultados

Bom dia fifoqueiros :) :)

Sabem que gosto de partilhar convosco algumas dicas para vos ajudar no vosso dia-a-dia, por esse mesmo motivo, decidi que estava na altura certa de dar algumas para vocês se poderem manter organizados e arrumados, de forma a conseguirem alcançar melhores resultados na escola.

Isto porquê?

Porque estar e ser organizado é um ponto fulcral para conseguirem bons resultados, não só na escola mas em tudo o que fazem. Saberem onde têm as coisas, quando têm aquele trabalho, quando irão ter avaliações. Tudo isso importa quando querem ser bons no que fazem. Portanto, vou-vos dar algumas dicas de como o conseguirem eficaz e facilmente. Parece-vos bem?

  • TER UM CALENDÁRIO COM AS AVALIAÇÕES
Normalmente as escolas ou universidades disponibilizam isto aos alunos no início de cada semestre ou até para o ano todo. É bom que tenham este calendário sublinhado com as vossas avaliações, os trabalhos. Tudo aquilo que vos irá submeter a algum estudo e trabalho. Terem atualizado na vossa cabeça estas datas é importante para estarem organizados e mais calmos, pois assim fazem as coisas com maior antecedência e não em cima do joelho, como se diz.
Se não tiverem nenhum usem este ou pesquisem na net um que vos agrade. Podem também em excel fazer um mais à vossa medida, não acham piada a isso? :)
  • TER UMA AGENDA
Não sou muito de ter estes objetos, mas este ano decidi converter-me e arranjar uma. Fui ao Staples e comprei uma daquelas mais baratinhas, custou-me 4.99€, tem tudo o que necessito. Está organizada por dias, ou seja, cada página é um dia. Como podem ver na foto abaixo. Pode parecer-vos patético ter uma, porém, confiem em mim quando vos digo que não é. Vejam-na como a vossa melhor amiga, a vossa aliada e confidente.
  • USAR CORES COMO CÓDIGOS
O que quero dizer com isto? Usem cores que tenham um significado associado. Por exemplo:
AMARELO: coisas importantes, tais como datas de entrega de um trabalho ou dias de testes;
Associem uma cor a cada coisa, façam-no na vossa agenda para quando a abrirem seja mais evidente cada acontecimento e também com os vossos resumos. Eu quando faço os meus sublinho imenso com marcadores para que depois olhe e entenda que aquilo é realmente importante e devo ter em atenção.
Como podem ver pela foto, uso também canetas com várias cores para os meus apontamentos. Podem adotar esta técnica para que os vossos apontamentos se tornem mais divertidos e apelativos e, consequentemente mais organizados.
  • TENHAM O VOSSO QUARTO LIMPO E ORGANIZADO
Pode ser maçador por vezes, mas é bom que este se mantenha assim. Tendo o vosso espaço limpo e organizado irá fazer com que vocês saibam onde têm as coisas, onde elas se encontram e não percam demasiado tempo à procura de nada. Eu sei o que isso é, quando queremos realmente uma coisa e parece que ela desapareceu definitivamente do mapa. Isto não se passava se tivesse o quarto limpo e organizado, por isso mesmo, vou pôr tudo em ordem.
  • POST ITS
Eu tenho sempre imensos comigo, dão imenso jeito e são super versáteis. Neles aponto imensas coisas. Às vezes, nas aulas quando estou a escrever, à pressa, o que os professores dizem e me esqueço de apontar alguma coisa, que até era importante, agarro num e escrevo o que me faltava. No entanto, uso-os para mais coisas. Também, por vezes, ponho coisas para não me esquecer num post it, no computador.
  • PASTAS, DOSSIERS OU MICAS
Nunca deixem que os papéis andem por aí ao Deus dará. Tentem manter tudo num mesmo sítio para depois quando necessitarem deles saberem onde se encontram. Contra mim falo quando vos digo isto. Desde o semestre passado que uso dossier nas aulas e depois quando os professores me dão fichas ou papéis importantes eu ponho-os em qualquer lado na mala e nunca mais me recordo  que eles lá estão. Claro que depois quando preciso deles, onde é que eles andam? 
  •  FAÇAM VÁRIOS EXERCÍCIOS 
Desde que estou na faculdade que sinto a necessidade de fazer muitos exercícios para conseguir assimilar melhor determinada matéria. Mas ir à net não é das melhores soluções porque por vezes as matérias abordadas nessas fichas não são muito idênticas às que os meus professores dão. Então, vou sempre ao moodle buscar as que eles dão e, claro tiro as respetivas soluções para mais tarde confirmar se tenho bem. Faço normalmente também os testes dos anos anteriores, no caso de os professores não os disponibilizarem, peço a colegas de anos anteriores.
  • NÃO ESTUDEM DEMAIS...
É bom desanuviar e não estarem sempre agarrados aos livros. É importante que não se concentrem demasiado numa coisa só, neste caso em estudar. Saiam também com os vossos amigos, vão beber um café com eles, correr um pouco, ir ao ginásio ou fazer algum hobbie que tenham. Façam alguma coisa que gostem e que vos faça sair do espaço onde estavam a estudar. É fulcral que não vejam sempre as mesmas coisas, nem façam sempre as mesmas coisas, pois o cérebro fica cansado e isso levará a um pior aproveitamento dos estudos.

Gostaram das dicas? Espero que sim e que vos sejam muito úteis ;)
Vejam também o post anterior com dicas para terem uns resumos bons e organizados.

Bons estudos e bom começo de aulas ;)
Beijinhos!