quinta-feira, 23 de julho de 2015

Hoje deu-me para isto

Olá fifoqueiros ou fifoqueiras!

Não sou muito de cozinhar, nem sempre tenho paciência ou até inspiração. No entanto, quando o faço ou menos que as coisas saiam bem, as poucas coisas que faço fiquem boas, não é?

A minha mãe é vegetariana e como estou a passar as férias com ela tenho de embarcar nesta pequena aventura gastronômica. Como tal ela desafiou-me a fazer uns cupcakes vegetarianos, os quais tiramos a ideia de uma revista da Vaqueiro - saberes & sabores, se bem que a receita na qual me inspirei foi de "Cupcakes dos Santos" que lavava sardinha e isso estes não poderiam levar pelas razões óbvias.

Estes levaram: milho, azeitonas descaroçadas, cenoura ralada, cebola e espinafres. São os meus queques mediterrânicos. Foram mais queques que cupcakes porque não fiz nenhuma cobertura :)
A receita ainda deu uma boa quantidade.

Podem ver que ficaram um pouco deformados. Quanto a isso deveu-se à falta de espaço na minha espécie de forno. Porém, estão deliciosos e adorava que vocês provassem para verem como estão bons!

Querem a receita destas delícias?

  • 1/4 chávena de azeite com uma colher de sopa de manteiga (na receita dizia para usar 1 chávena de vaqueiro líquida);
  • 3 chávenas de farinha;
  • 1 chávena de ovos;
  • 1 chávena de leite;
  • 1/2 chávena de azeitonas;
  • 1 molho grande de espinafres;
  • 1 colher de sopa de oregãos;
  • 1 pitada de pimenta;
  • 1 colher de sobremesa de fermento;
  • 2 colheres de chá de sal;
  • 1 lata de milho (pequena);
  • 1 cebola pequena;
Querem uma dica? Misturem todos os elementos secos num recipiente e os líquidos noutro e depois de estarem os dois uniformes juntem-nos. Se quiserem que seja ainda mais rápido, misturem tudo no mesmo recipiente mas sempre primeiro os secos e depois os líquidos.
A melhor forma de fazerem esta salgadices é fazerem com os ingredientes que mais gostarem. Que sejam ao vosso gosto.
Espero que tenham gostado da dica e que experimentem cozinhar estas maravilhas. Eu cá adorei e estou ansiosa por fazer mais.
Uma boa semana, beijinhos!