terça-feira, 21 de julho de 2015

Comer de forma racional

Olá fifoqueiras,

Mais um post, este foi inspirado numa revista - Sport Life - que por sinal nunca tinha lido mas adorei e aconselho a quem gosta de desporto, dietas e tudo o que se relacione com um estilo de vida saudável.
Não sei se vocês alguma vez se puseram a pensar nisto ou se já ouviram alguém falar. Afinal a que é que me estou a referir em concreto? A “Comer com a cabeça” e o que significa isto? Pois é, eu achei este tema muito interessante. Nunca me tinha posto a pensar mas tem lógica e faz sentido.

Aquilo que comemos nem sempre tem relevância, tem sim a forma como comemos, ou seja, por vezes temos tendência a comer de uma forma mais ansiosa e depressa, o que leva a que engordemos e não nos acabe por fazer bem. O facto de comermos mais depressa e de forma mais ansiosa faz com que comamos mais e pior, o que mais tarde se irá refletir no nosso peso. Portanto seguem-se alguns dos conselhos de “comermos com a cabeça” mais racionalmente:

  • Presta atenção à tua respiração quando te sentas à mesa:

Desfruta do que tens à tua frente, da apresentação da comida, das cores e também das texturas dos alimentos. Isto tudo antes de começares a comer. Aproveita tudo aquilo que está no prato, de forma calma e sem pressas.

  • Tenta partilhar o momento da refeição com familiares e amigos:


· Estás à mesa. Não uses o telemóvel. Usufrui da tua comida em pleno com as pessoas que tens em redor. Aproveita a altura da refeição para estares com as pessoas. Falarem, porem a conversa em dia. Isto pode parecer não ter influencia, mas tem. Vai fazer com que comas com mais calma e te distraias e não penses em comer somente.

  •  Dá atenção aos sabores à medida que vais comendo:

Mastiga todos os alimentos sem grandes pressas, eles não vão fugir do prato ;) ao comeres tudo com mais calma vais mastigar mais os alimentos e as tuas digestões serão mais rápidas e ligeiras. Para além de quando tiveres comida na boca não introduzas mais.

  •  Presta atenção aos odores, têm um papel decisivo no momento de desfrutar a comida;

  • Come moderadamente para evitar que o ponto de saciedade passe despercebido:

Acabes por comer demais do que aquilo que realmente precisavas. Ao comeres mais do que esse ponto de saciedade, o ponto em que não estás cheio nem com fome, vai fazer com que a comida te caia mal e a mais tarde vai fazer-te engordar.

Vamos comer de forma mais racional e sem pressas :) e assim mantêm a vossa linha e não engorda. Espero que tenham gostado da dica e se for caso disso partilhem. Beijinhos fifoqueiras!